segunda-feira, 24 de julho de 2017

EXPRESSO

publicidade
Publicidade
932
24 JUL 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As mortes (in)diretas de Pedrógão e a 65ª vítima. Mais imigrantes ilegais. Venezuela na semana de todas as mobilizações
Boa tarde,

Pedrógão, ainda a tragédia de Pedrógão. A lista oficial tem 64 vítimas, que morreram por queimaduras ou inalação de fumo. O caso da mulher que foi atropelada a fugir do fogo, caso revelado pelo Expresso na edição do semanário, foi considerado morte indireta, e é por isso que o seu nome – Alzira Costa - não consta da lista.

Grande parte do Expresso Diário desta segunda-feira é para explicar esta situação. Em primeiro lugar, não há lei que, numa tragédia, defina se a causa de morte é direta ou indireta. O advogado que tem o megaprocesso do caso da Legionela diz, aliás, que “dizer que existe uma causa indireta numa grande catástrofe não é um erro, mas também estamos a brincar um pouco com as palavras”. E, ao contrário do que tem dito o Governo, as seguradoras dizem que estão com dificuldades no acesso à lista de mortos. É sobretudo tudo isto que, escrevem a Christiana Martins, a Elisabete Tavares, o Hugo Franco e a Raquel Albuquerque.

Da frente política, a Helena Pereira mostra como António Costa mudou em 48 horas sobre Pedrógão: de caso “esclarecido”, passou a apelo sobre informações novas. .

E o Pedro Santos Guerreiro escreve sobre a 65ª vítima, para dizer que uma morte, uma só morte, é uma tragédia.

Ainda sobre incêndios e florestas são as crónicas do Henrique Raposo, para quem o “Governo devia cair. Ponto“, e do Daniel Oliveira, que defende “A terra ao proprietário, mesmo que não a trabalhe”.

O CDS apresentou o seu candidato à Câmara de Loures. É Pedro Pestana Bastos, membro da Comissão Política do partido, e, como conta a Cristina Figueiredo, põe a fasquia alta: “Ter menos votos do que o PSD será uma derrota”. O candidato do PSD é André Ventura, que fez umas declarações infelizes sobre ciganos.

Será esta a semana decisiva para acabar com a “deterioração calamitosa” da situação na Venezuela? A Helena Bento começa a fazer uma contagem decrescente que será de seis dias.

Número de imigrantes ilegais aumenta na restauração e na agricultura, indica o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2016 , divulgado esta segunda-feira, que a Liliana Coelho esteve a ler.

Nos Estados Unidos, a Administração de Donald Trump está há seis meses em funções – e os “casos” não abrandam. A Joana Azevedo Viana escreve no Expresso Diário de hoje sobre mais trocas no governo, caça às pistas e uma palavra de código: adoção.

No seu artigo de opinião, o Nicolau Santos mostra como Angola está “em contagem decrescente para um futuro muito incerto”.

Para terminar, mais duas referências. Uma para a crónica do meu camarada da Exame Informática Pedro Miguel Oliveira, que escreve sobre o que diriam os cães, se falassem; e a outra para a playlist das melhores músicas deste ano até agora elaborada pelos meus camaradas da Blitz, que publicamos (e que pode ouvir, é só clicar) a fechar o Expresso Diário, no espaço preenchido habitualmente pela crónica do Henrique Monteiro, que foi de férias.

Boas leituras e um bom resto de dia, mais a ouvir música do que a tentar perceber o significado de latidos caninos
LER O EXPRESSO DIÁRIO
PEDRÓGÃO GRANDE
Não há lei que defina causa de morte direta ou indireta numa tragédia
Lista oficial da tragédia em Pedrógão contempla 64 vítimas que morreram por inalação de fumo ou queimaduras em Pedrógão. Mulher atropelada a fugir do fogo foi considerada morte indireta mas não há lei que defina este conceito INVESTIGAÇÃO MP abriu inquérito à morte da mulher atropelada no incêndio, óbito noticiado pelo Expresso no sábado, mas a filha ainda não foi contactada pelas autoridades INDEMNIZAÇÕESSeguradoras dizem que estão com dificuldades no acesso à lista de mortos, ao contrário do que tem referido o Governo
ADVOGADO DO MEGAPROCESSO DA LEGIONELA“Dizer que existe uma causa indireta numa grande catástrofe não é um erro. Mas também estamos a brincar um pouco com as palavras”
ADVOGADO DO MEGAPROCESSO DA LEGIONELA“Dizer que existe uma causa indireta numa grande catástrofe não é um erro. Mas também estamos a brincar um pouco com as palavras”
A 65ª vítima. POR PEDRO SANTOS GUERREIRO
A 65ª vítima. POR PEDRO SANTOS GUERREIRO
PEDRÓGÃO GRANDEComo Costa mudou em 48 horas: de caso “esclarecido” a apelo sobre informações novas
PEDRÓGÃO GRANDEComo Costa mudou em 48 horas: de caso “esclarecido” a apelo sobre informações novas
Nicolau Santos
Angola em contagem decrescente para um futuro muito incerto
 
Daniel Oliveira
A terra ao proprietário, mesmo que não a trabalhe
 
Henrique Raposo
Governo devia cair. Ponto
 
AMÉRICA
Mais trocas no governo, caça às pistas e uma palavra de código: adoção
VENEZUELA
A semana de todas as mobilizações
RELATÓRIO 2016
Número de imigrantes ilegais aumenta na restauração e na agricultura
LIVROS
Como a democracia venceu o terrorismo
RUÍDO NA REDE
Quer saber o que diriam os cães se falassem?

PLAYLIST
A melhor música de 2017 até agora: as escolhas da Blitz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

ALMODOVAR - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 17 DE ABRIL DE 2024

  Almodôvar 30 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros s...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue