quinta-feira, 23 de novembro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

23 Novembro, 2017
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Bruxelas quer criar organismo europeu de Proteção Civil. Racionamento de água “não é necessário”, afirma ministro do Ambiente. 18 mulheres morreram este ano por violência doméstica. Infarmed no Porto é “situação normal”, diz Rui Moreira. Myanmar e Bangladesh acordam regresso dos Rohingya. Árbitros adiam “bomba atómica” para dezembro.


CE quer criar Proteção Civil europeia com meios próprios


CE quer criar Proteção Civil europeia com meios próprios

A Comissão Europeia acaba de propor de criação de uma reserva de meios próprios da Proteção Civil da União Europeia. A ideia é reforçar o mecanismo de proteção civil europeu, intenção que já tinha sido anunciada pelo presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, na sequência dos incêndios florestais deste ano em Portugal.


Racionamento de água "não é necessário"


Racionamento de água "não é necessário"

O Governo admite aumentar o preço da água como meio de “promoção da eficiência hídrica” – nas palavras do ministro do Ambiente, que esteve ontem na RTP. No entanto, apesar da seca “muito preocupante” que atinge o país, essa “não será uma medida a tomar a curto prazo”, esclarece Matos Fernandes. Tal como iniciar um processo de racionamento de água: “não faz sentido” para já. O governante garante ainda que Espanha não está a falhar no cumprimento das obrigações relativas à gestão dos rios transfronteiriços, mas “é preciso ir mais além” no aprofundamento das convenções entre os dois países sobre esta matéria.

18 mulheres morreram este ano por violência doméstica


18 mulheres morreram este ano por violência doméstica

Entre 1 de janeiro e 20 de novembro, 18 mulheres foram assassinadas e 23 foram vítimas de tentativa de homicídio. Esta estatística horripilante revela, no entanto, uma diminuição em relação aos anos anteriores. Nos últimos 14 anos, mais de 470 mulheres morreram na sequência de violência doméstica, segundo dados do relatório preliminar do Observatório das Mulheres Assassinadas.

Infarmed no Porto é "situação normal", diz Rui Moreira


Infarmed no Porto é "situação normal", diz Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto desvaloriza a contestação dos funcionários do Infarmed sobre a possível transferência para a cidade nortenha e sublinha que “esta é uma situação normal”. No entanto, em entrevista à Antena1, o advogado Garcia Pereira já disse que estes trabalhadores não podem ser transferidos, a menos que estejam de acordo com a mudança, o que não se verifica.

Myanmar e Bangladesh acordam regresso dos Rohingya


Myanmar e Bangladesh acordam regresso dos Rohingya

Ainda não se conhecem pormenores, mas os media internacionais estão a dar conta de um entendimento entre o Myanmar e o Bangladesh para o retorno dos refugiados Rohingya à antiga Birmânia. Avalia-se em mais de meio milhão o número de refugiados muçulmanos Rohingya que passaram a fronteira entre os dois países para escapar à perseguição étnica e religiosa que lhes foi movida pela maioria budista do Myanmar. A odisseia dos Rohingya é uma das mais graves situações atuais do mundo em termos humanitários, com a ONU a falar em tragédia e limpeza étnica,  enquanto acusa o regime birmanês liderado pela Nobel da Paz em 1991, Aung San Suu Kyi.

Madeira de sangue


Madeira de sangue

Empresas europeias e americanas estão a ser acusadas pela Greenpeace de terem negócios com um madeireiro brasileiro fugido à Justiça por estar implicado no massacre de nove pessoas. Uma investigação levada a cabo pela ONG ambientalista afirma que os assassinatos foram cometidos para que a empresa do fugitivo se apossasse das pequenas parcelas de floresta que eram propriedade das vítimas.

Polémica adiada


Polémica adiada

Depois de quase todos os árbitros e assistentes com qualificações para dirigirem jogos dos campeonatos profissionais terem pedido dispensa já para este fim-de-semana, um comunicado vem esclarecer que a ausência das equipas de arbitragem será efetiva dentro do prazo regulamentar de 20 dias, caso não se verifiquem vários pressupostos, principalmente o fim das “insinuações da parte de clubes e agentes desportivos que coloquem em causa a honra e o bom nome dos árbitros”. Ou seja, a ameaça de bomba atómica passa para a jornada seguinte das I e II ligas. A propósito da radicalização crescente no futebol português, deixo aqui o convite para a leitura da opinião do João Fernando Ramos.

Sporting garante Liga Europa, Benfica despede-se


Sporting garante Liga Europa, Benfica despede-se

Não fosse o empate entre Juventus e Barcelona e a quinta (e penúltima) jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões teria sido perfeita para o Sporting. Assim, depois de ter garantido o terceiro lugar com uma vitória assertiva sobre o Olympiacos, os leões estão obrigados a derrotar os catalães na última jornada e esperar que os italianos não vençam os gregos. Convenhamos que é um cenário um pouco rebuscado. O Benfica cimentou o seu indesejável “estatuto” de pior cabeça-de-série de sempre na Champions com nova derrota, desta vez em Moscovo, que arreda o clube das competições europeias nesta temporada. Falta apenas um jogo para os lisboetas evitarem o pleno… de desaires nas seis jornadas da fase de grupos.

Braga e Guimarães entram em campo


Braga e Guimarães entram em campo

À quinta-feira, costuma ser dia de Liga Europa… e hoje é o caso. Há dois clubes portugueses em competição, ambos minhotos, mas em situação bem diferente nas respetivas classificações. O Sporting de Braga pode carimbar já a passagem à proxima fase, caso vença em casa o Hoffenheim, da Alemanha. Já o fez na primeira volta. Em situação oposta, o Vitória de Guimarães joga pela sobrevivência na competição contra o Salzburgo, na Áustria. Este (a partir das 18h00 e o dos bracarenses (20h05) são jogos com relato em direto na Antena1.



A NÃO PERDER
Teatralidade marcial

Teatralidade marcial

A austera e solene formalidade militar tem, por vezes, algo de cómico. O render da guarda no cemitério de Arlington, em Washington, é um desses momentos de grande histrionismo. Se quiser ver o mesmo filme com uns efeitos sonoros hilariantes, vá por aqui.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

SANTA INÊS DE MONTEPULCIANO - 20 DE ABRIL DE 2024

  Inês de Montepulciano 16 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Inês de Mo...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue