terça-feira, 24 de abril de 2018

 não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 24 Abril, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

O atropelamento mortal em Toronto pode não ter sido um ato terrorista, mas foi deliberado, acreditam as autoridades canadianas. Altice vai recorrer da pesada multa imposta por Bruxelas por causa de irregularidades na aquisição da PT Portugal. Dívida pública de Portugal encolhe, mas ainda é a terceira maior da UE. Governo propõe benefícios fiscais para contratos de arrendamento de longa duração. Peso dos transportes nos orçamentos familiares obriga a uma “brutal ginástica financeira”, conclui estudo da DECO.


Atropelamento deliberado em Toronto


Atropelamento deliberado em Toronto

Ainda não há certezas sobre se se tratou de um atentado terrorista, mas as autoridades canadianas acreditam que foi intencional, o atropelamento em Toronto que matou 10 pessoas e deixou feridas outras 15cinco em estado crítico. Ao volante do veículo, seguia um homem de 25 anos, que andou aos ziguezagues durante mais de um quilómetro, galgando passeios e voltando à estrada, atropelando pessoas a esmo. Para já, não se conhecem as motivações para este ato sangrento.

Bruxelas castiga Altice em 125 milhões de euros


Bruxelas castiga Altice em 125 milhões de euros

A Altice, empresa multinacional de telecomunicações, foi alvo de uma pesada multa da Comissão Europeia, por aquisição irregular da PT Portugal. Bruxelas castiga a empresa liderada por Patrick Drahi em quase 125 milhões de euros, porque a Altice comprou a PT antes de ter recebido a devida autorização para o negócio. A elevada coima determinada pela CE pretende refletir a gravidade da infração e servir de exemplo para o futuro, atuando como aviso para a quebra das regras da concorrência. A Altice já anunciou que vai recorrer.

Dívida portuguesa encolhe mas continua a terceira maior da UE


Dívida portuguesa encolhe mas continua a terceira maior da UE

Portugal conservou, no quarto trimestre do ano passado, a terceira maior dívida pública entre os países-membros da União Europeia, atrás de Grécia e Itália, mostram os números publicados esta terça-feira pelo Eurostat. Isto apesar de o país apresentar fortes reduções em termos homólogos e em cadeia do rácio da dívida sobre o Produto Interno Bruto.

Programa de Esrabilidade no parlamento


Programa de Esrabilidade no parlamento

O Bloco de Esquerda exige a aplicação imediata da folga financeira resultante de 2017 e o PCP avisa que não ficará condicionado no Orçamento para 2019 pelas metas constantes no Programa de Estabilidade. Ambas as posições foram reafirmadas pelos parceiros do PS na maioria de esquerda que suporta parlamentarmente o Governo durante o debate dedicado à estratégia para o quinquénio 2018-2022. O ministro das Finanças considerou que, “sendo possível querer mais investimento nos serviços públicos não é possível negar o esforço” já feito por um Governo que, “pela primeira vez numa legislatura, manteve as suas metas”.

Benefícios fiscais para arrendamento de longa duração


Benefícios fiscais para arrendamento de longa duração

À beira do 44.º aniversário da Revolução dos Cravos, António Costa estabeleceu o objetivo de, por alturas do cinquentenário do 25 de abril, isto é, em 2024,”poder dizer que eliminámos todas as situações de carência habitacional”. O auto-desafio do primeiro-ministro foi enunciado na apresentação da “Nova Geração de Políticas de Habitação“, medidas com que o Governo pretende combater a atual dificuldade de acesso à habitação, que afeta pelo menos 26 mil famílias. A propósito, o executivo propõe reduzir de 28 para 14 por cento o IRS aplicado aos contratos de arrendamento superiores a dez anos.

Transportes, sorvedouro de dinheiro


Transportes, sorvedouro de dinheiro

Da habitação para os transportes, o panorama também está longe de ser animador. Um estudo efetuado pela DECO em seis cidades do país conclui  que “muitos portugueses continuam a fazer uma ginástica financeira brutal” para suportar custos com transportes, coletivos ou privados. Cerca de 70 euros por mês é a despesa média que os inquiridos dizem ter nesta rubrica, valor que ultrapassa os 100 euros para quem vive na região de Lisboa. A prevalência do automóvel como opção é justificada com a “falta de uma rede de transportes públicos que supra necessidades reais”.

Greve na Águas de Portugal


Greve na Águas de Portugal

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal estão em greve desde a meia-noiteo que poderá afetar a distribuição de água em diversas regiões do país. Em causa, estão exigências relacionadas com aumentos salariais e regularização dos vínculos precários, entre outras reivindicações enunciadas à Antena1 por Joaquim Sousa, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.

No dia mundial da meningite


No dia mundial da meningite

Como em tantos outros casos, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção da meningite, mas a variante B da doença, que atualmente é predominante em Portugal, não está incluída no Plano Nacional de Vacinação. Isto significa que quem precisa dessa vacina tem de a comprar sem qualquer comparticipação estatal. Esta manhã, o médico pediatra Paulo Venâncio esteve na RTP a falar sobre essa situação.

Mistério no Ártico


Mistério no Ártico

A Agência Espacial norte-americana está intrigada com uma fotografia que mostra uns misteriosos buracos no gelo do Ártico. Nunca tal foi visto anteriormente pelos cientistas. Várias teorias foram já avançadas. Saiba aqui quais são.



A NÃO PERDER
Este mundo maravilhoso

Este mundo maravilhoso

Hoje, proponho esta galeria de imagens que descobri no site da National Geographic. Meia centena de fotografias magníficas que servem de aperitivo para o concurso Travel Photographer of The Year. Aconselho vivamente a que veja em full-screen.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

SOUSEL - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - HOJE É FERIADO - 18 DE ABRIL DE 2024

  Sousel 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  38° 57'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue