sábado, 19 de maio de 2018

EXPRESSO DIÁRIO

1178
19 MAI 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

Sporting em efervescência. OPA da EDP. Costa descodificado. Os gastos de Centeno. Era uma vez o sigilo bancário… Constâncio de língua mais solta. Edição especial sobre Israel. Dormir, precisa-se.

São estes os oito tópicos das minhas sugestões de (re)leitura para este sábado de alguns dos principais temas que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário.

A começar pelas convulsões no Sporting, várias ao longo do dia, todos os dias desde terça-feira. Apesar da catadupa de novidades que têm surgido depois das agressões na academia de Alcochete, alguns dos temas ou crónicas que publicámos no Expresso Diário não perderam o prazo de validade. É o caso do artigo que o Hugo Franco e o Pedro Candeias assinaram na edição de quarta-feira sobre as 62 escutas sobre o Sporting que a PJ está a investigar. Pode também (re)ler, AQUI, a entrevista ao presidente da mesa assembleia geral, Jaime Marta Soares, que publicámos na mesma edição. E, no mesmo dia, as crónicas de dois sportinguistas, o HENRIQUE MONTEIRO e o PEDRO BOUCHERIE MENDES. Já agora, fique também com a do BERNARDO FERRÃO, que publicámos na edição desta sexta-feira.

Outro assunto que tem tido presença assídua nos noticiários é o da Operação Pública de Aquisição da EDP lançada pela China Three Gorges. No Expresso Diário iniciámos um Diário da OPA, no qual o Miguel Prado noticiava na terça-feira que, se quiser mesmo tomar conta da elétrica portuguesa, a empresa chinesa terá de abrir os cordões à bolsa e oferecer pelo menos mais 5% do que propõe. Mas se quiser estar a par de tudo o que aconteceu esta semana de relevante, espreite também AQUI e AQUI.

No início da semana, o primeiro-ministro deu uma entrevista. A Luísa Meireles dissecou-a, descodificando o que António Costa disse e analisando o que está nas entrelinhas. Publicámo-la na edição de terça-feira – e é outras das sugestões deste sábado.

No mesmo dia da entrevista de Costa foi publicado no Diário da República o decreto-lei de execução orçamental para 2018. Nele poderá ficar a saber onde é que o operador da torneira do dinheiro gasto por Portugal – um sr. chamado Centeno – mais despesas permite. Grandes obras, eventos e incêndios são os principais, dizia no Expresso Diário de terça-feira a Joana Nunes Mateus.

Também sobre dinheiro é a sugestão seguinte - neste caso sobre o dinheiro que cada um de nós pode ter no banco sem que ninguém do fisco ou da justiça tenha a ver com isso. A questão é que houve mudanças na legislação sobre o sigilo bancário, e foi dado um primeiro passo para o fim do dito. O artigo da Isabel Vicente que publicámos na edição de quarta-feira enquadra bem a coisa. E, para o ajudar a perceber ainda melhor o que está em causa, leia o descodificador sobre o assunto que publicamos no caderno de economia da edição do semanário.

Do mundo da finança sugiro ainda que (re)passe os olhos pelo que o Jorge Nascimento Rodrigues escreveu no Expresso Diário de quinta-feira sobre o antigo ministro mdas Finanças Vítor Constâncio, que nesse dia se despediu do Banco Central Europeu, de que foi vice-presidente durante oito anos. Agora, de partida, já está de palavra mais solta, culpando a austeridade e apontando o dedo ao francês que dirigiu o banco antes do atual presidente.

A sétima sugestão de (re)leitura que faço não é para um tema, mas para uma edição inteira – a de segunda-feira, uma edição especial dedicada totalmente a Israel, que nesse dia fez 70 anos.

Para terminar, uma chamada de atenção para um assunto que todos nós desvalorizamos - e que, no entanto, pode ter graves consequências na nossa saúde: o tempo que passamos a dormir. Que é, regra geral, muito inferior ao que deveria ser.

Sugiro que (re)leia a entrevista que o Nelson Marques fez à maior especialista nacional na matéria, a neurologista Teresa Paiva, uma das organizadoras da Lisbon Sleep Summit, que termina este sábado. E se quiser saber porque é que o sono das mulheres é ainda pior, muito pior que o dos homens, releia AQUI o artigo da Cristina Margato, que na quinta-feira foi assistir a parte dos trabalhos da cimeira do sono.

Boas (re)leituras,

(quer estas do Expresso Diário quer as da edição do semanário que está nas bancas, com a qual oferecemos o segundo volume da obra “Jerusalém”, do historiador Simon Sebag Montefiore)

e um excelente fim de semana, repondo o sono em dia
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
FutebolAs 62 escutas sobre o Sporting que a PJ está a investigar
TEXTO Hugo Franco E Pedro Candeias
MercadosInvestidores “reclamam” à China mais 5% na OPA sobre a EDP
TEXTO Miguel Prado
União EuropeiaUma demissão, um estranho “estímulo” presidencial e pinças para um ativo tóxico
TEXTO Luísa Meireles
EconomiaCenteno facilita gastos com grandes obras, eventos e incêndios
TEXTO Joana Nunes Mateus
LegislaçãoEra uma vez o sigilo bancário…
TEXTO Isabel Vicente
União EuropeiaConstâncio diz adeus ao BCE e solta a palavra para culpar a austeridade e erros de Trichet
TEXTO Jorge Nascimento Rodrigues
Israel, 70 anosA contradição tem nome de país
EDIÇÃO ESPECIAL

EntrevistaTeresa Paiva. “Muitas pessoas não dormem por problemas de lana caprina”
ENTREVISTA Nelson Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

SOUSEL - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - HOJE É FERIADO - 18 DE ABRIL DE 2024

  Sousel 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  38° 57'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue